Petróleo e Petroquímica

Pesquisar este blog

domingo, 29 de agosto de 2010

O Curso de Graduação em Engenharia Química

PERFIL DO EGRESSO
O Engenheiro Químico é um profissional de formação generalista, que atua no desenvolvimento de processos para a produção de produtos diversos, em escala industrial nas áreas de: alimentos, cosméticos, biotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, papel e celulose, nuclear, tintas e vernizes, polímeros, meio ambiente, entre outras. Projeta, supervisiona, elabora e coordena processos industriais; identifica, formula e resolve problemas de engenharia relacionados à indústria química; supervisiona a manutenção e operação de sistemas. Desenvolve tecnologias limpas, processos de reciclagem e de aproveitamento dos resíduos da indústria química que contribuem para a redução do impacto ambiental. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, considera aspectos referentes à ética, à segurança, e aos impactos ambientais.

TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO
Atendidos os conteúdos do núcleo básico da Engenharia, os conteúdos profissionalizantes do curso de Engenharia Química são: Direito; Legislação; Processos de Transferência de Calor, Massa e Quantidade de Movimento; Termodinâmica e Cinética Química; Reatores Químicos e Bioquímicos; Operações Unitárias; Processos Industriais e Projeto da Indústria Química (Técnico e Econômico).

A atuação do Engenheiro Químico exige sólidos conhecimentos em projeto, instalação e operação de plantas industriais, desenvolvimento de novas tecnologias, controle de qualidade, preservação do meio ambiente, segurança industrial, automação de processos, noções de economia de mercado e administração de negócios.

As principais habilidades desenvolvidas ao longo do curso são: equacionamento e solução de problemas; reconhecimento, medição ou estimativa e análise crítica das variáveis relevantes de um processo; análise crítica de aspectos técnicos, científicos e econômicos de um problema e apresentação de soluções adequadas; leitura e interpretação de textos e representações simbólicas, tais como gráficos, fluxogramas e tabelas; organização de idéias e comunicação; busca e obtenção de informações; desenvolvimento e aplicação de modelos para descrever a realidade; seleção de técnicas e instrumentos de medição, de análise e de controle; projeto e seleção de equipamentos de processo; concepção e condução de atividades experimentais e práticas e interpretação de resultados. 

ÁREAS DE ATUAÇÃO
O Engenheiro Químico  é habilitado para trabalhar no setor industrial, com alimentos, cosméticos, biotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, papel e celulose; nos setores nuclear, automobilístico, de polímeros, de meio ambiente; nas áreas administrativa e comercial como engenheiro de produto, de processo, de pesquisa e de desenvolvimento; em instituições de pesquisa, em consultorias e no magistério superior.

Fonte: 
MEC, REFERENCIAIS NACIONAIS DOS CURSOS DE ENGENHARIA, disponível em:http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/referenciais.pdf