Petróleo e Petroquímica

Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Utilização de Pacotes Computacionais como Apoio Didático ao Ensino de Graduação em Engenharia Química

O artigo a seguir foi apresentado e publicado nos anais do XIX Interamerican Congress of Chemical Engineering e XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, COBEQ 2000, que ocorreram no ano de 2000 em Águas de São Pedro, SP. Consultando "back ups" antigos, me deparei com o texto e apesar de terem se passado 14 anos as idéias ali expostas ainda continuam atuais e necessárias, no contexto do ensino e aprendizagem em Engenharia, em particular, na Engenharia Química, cujos métodos de ensino e avaliação ainda são centrados em aulas expositivas teóricas, provas com cálculos extensos e outras coisas do início do século XX, quando hoje se exige um profissional que seja capaz de se situar frente ao mar de informações disponíveis, que seja capaz de análise crítica, de fazer hipóteses e testá-las, de explorar os [imensos] recursos de informática existentes e não mais calcular uma coluna de destilação usando o método de McCabe Thiele [qualquer simulador hoje faz isto em questão de segundos, incluindo simuladores gratuitos, como é o caso do COCO].

ASSIS, A. J. ; RODRIGUES, S. ; LONA, L. M. F. . Utilização De Pacotes Computacionais Como Apoio Didático Ao Ensino De Graduação Em Engenharia Química. In: XIX Interamerican Congress of Chemical Engineering (XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química), 2000, Águas de São Pedro. COBEQ 2000, 2000. v. CDROM. 

Slides da apresentação oral durante o congresso, formato pdf.




Resumo. Discute-se neste trabalho a utilização de pacotes computacionais tais como MathematicaTM, MapleTM, MatlabTM, PolymathTM, etc., no ensino de graduação em Engenharia Química. Mostra-se que através de uma conveniente utilização destes pacotes, economiza-se apreciável tempo de programação, que pode ser utilizado na análise crítica dos resultados, estudo de sensibilidade paramétrica, pesquisa de assuntos complementares, dentre outras tarefas essenciais no moderno contexto da engenharia. O uso de pacotes facilita o desenvolvimento de projetos individuais ou em grupos, nos quais permite-se ao aluno desenvolver melhor sua criatividade através da exploração de problemas reais, induzindo assim uma autonomia no aprendizado por parte deste, desenvolvendo uma prática pedagógica centrada no aluno e não no professor. Os benefícios de tal prática são vários, sendo o ponto de partida para o processo de educação autônoma e continuada, única capaz de permitir ao futuro profissional manter-se atualizado com o crescente desenvolvimento de novas tecnologias.

Palavras-chave: Ensino de Graduação, Pacotes Computacionais, Análise de Processos, Informática e Engenharia Química