Petróleo e Petroquímica

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de junho de 2019

YOGATERAPIA NA HAṬHA YOGA PRADĪPIKĀ

Nesta palestra aborda-se um pouco da história, importância e conteúdo da Haṭha Yoga Pradīpikā, o guia clássico para a prática avançada do Haṭha Yoga. A importância desta obra deve-se ao fato dela ser o manual mais detalhado sobre a ciência do Haṭha que chegou até nós. Pradīpikā significa “luz brilhante”, mas também quer dizer “explicação”, “comentário”. Haṭha Yoga Pradīpikā é, então, a explicação dos métodos que o Haṭha Yoga utiliza para conduzir o adepto ao estado de libertação (mokṣa). Ao longo do texto o seu autor, Svātmārāma, descreve posturas psicofísicas (āsana), exercícios respiratórios para expansão da força vital (prāṇāyāma), purificações ou desintoxicações do organismo (ṣaṭkarma), “selos” corpóreos chamados mudrās, “ativações” físico-energéticas chamadas bandhas, técnicas de percepção do nāḍa, o som interior supra-sutil e, finalmente, exercícios meditativos, trazendo para a maioria dos casos a descrição dos benefícios psico-físicos de cada prática, o que hoje poderíamos chamar de Yogaterapia. Assim, será mostrado que o Haṭha Yoga está longe de ser somente uma prática física, como foi mais amplamente disseminado no Ocidente e nas “academias” de Yoga.

SUMÁRIO:
Introdução
(breve) surgimento histórico do Haṭha Yoga
A quem se destina e o conteúdo da Haṭha Yoga Pradīpikā
Yogaterapia na Haṭha Yoga Pradīpikā
Um pouco mais de história 


Baixe aqui os slides. 
(Para baixar os slides no formato pdf não é necessário ter conta no Dropbox. Após clicar no link acima, feche qualquer janela ou convite; em seguida, após os slides serem mostrados, no canto superior direito aparecem três pontos (...); clique neles e haverá a opção de baixar - "download"; daí, basta escolher o caminho para salvar no computador)

“Reverência ao Venerável Mestre Primordial [Śiva], aquele que ensinou a sabedoria [vidyā] do Haṭha Yoga, que é como uma escada para quem deseja atingir o cume do Rāja Yoga.”
Haṭha Yoga Pradīpikā, cap. 1, v. 1