Petróleo e Petroquímica

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Vegetarianismo 2

"Quem sabe contentar-se está sempre saciado"

Tao Te King

Vegetarianos salvam vidas todos os dias. Se você ama os animais, não os coma.

Links para páginas em Português:
Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)
vegetarianos.com.br
vegetarianismo.com.br
vegetarianismo - vikipédia
revista dos vegetarianos

Links para páginas em Inglês:
vegetarianism - vikipedia
GoVeg
vegetarian society
veggie 123 (How to Successfully Become a Vegetarian)


Vídeo muito interessante mostrando a crueldade na criação e matança de animais (http://www.goveg.com/factoryFarming.asp):

Vegetarianismo 1





"Sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação de nossos desejos corpóreos."

Mahatma Gandhi









border="0" alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5161712119690333330" />





quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Engenharia Química: reflexões livres

FUNDAMENTOS X APLICAÇÃO:
Temos carência nos cursos de Engenharia Química (EQ) do aspecto técnico/prático (dimensionamento de demister, vasos de pressão etc etc); mas isto qualquer pessoa que passou por um curso de engenharia e usando um livro adequado de "receitas", pode fazê-lo; aliás, nem é necessário ser engenheiro para isto, apenas ter sido bem treinado.

PRESENTE X FUTURO:
A engenharia se faz de presente e futuro; se deixarmos de olhar para o futuro, corremos o risco de morrer enquanto profissão, principalmente num mundo de mudanças profundas; se a EQ não tivesse se adaptado aos novos conhecimentos ao longo do séc. XX, estaríamos ainda na química industrial, com seus altos e baixos; não estou aqui relegando a química industrial a um “status” inferior; mas seu escopo é nitidamente menor que o da EQ hoje; então, lembrando Darwin (e contra o criacionismo!!), se não nos adaptarmos, corremos o risco de nos tornarmos uma espécie cujo ambiente já não nos é adequado e aí sucumbirmos.

GRADUAÇÃO X PÓS-GRADUAÇÃO “STRICTU-SENSU”
A separação dicotômica entre graduação (velha, atrasada, conservadora, ainda com ênfase em operações unitárias etc) e pós-graduação (inovadora, pesquisadora, foco em novos processos etc) parece que só existe no Brasil, ou é mais acentuada aqui... com isto alimentamos nossas indústrias com engenheiros graduados pensando "à moda antiga" e depois queremos "vender" a eles projetos de
pesquisa da pós-graduação "concernentes aos novos tempos"; claro que haverá dificuldades!

NEOLOGISMOS X CONSERVADORISMO
Sou contrário ao uso de neologismos desnecessários na EQ (osmose “reversa” ao invés de osmose inversa, por exemplo); entretanto, a língua é dinâmica e deve se modificar, quando necessário, para acomodar os novos desenvolvimentos; parece-me que o termo BIOTECNOLOGIA se tornou muito amplo, tal como ENGENHARIA, e já necessita de qualificadores mais específicos.

EPÍLOGO:
Prática na EQ sim, sem esquecer fundamentos e os novos horizontes, hoje cada vez mais necessários, num mundo em constante transformação.

Engenharia Química: currículo único ou flexível?

Recentemente no FORBEQ (forbeq@listas.nce.ufrj.br) tem havido uma discussão acerca até que ponto os novos conhecimentos (ex., biologia) devem ser incorporados num currículo de Engenharia Química. Eis algumas “impressões” pessoais acerca do assunto:

Defendo um curso com uma grade curricular composta de duas partes: uma base comum (cálculo, física, química, informática, desenho, fenômenos de transporte, termodinâmica, operações unitárias, incluindo reatores químicos, modelagem e simulação, análise e otimização de processos químicos) e uma base flexível, dependendo da ênfase do curso. Mesmo as cargas horárias da base comum poderia ser diferente, a depender da ênfase proposta. Alguns exemplos de ênfases: processos químicos industriais (currículo clássico de EQ); processos em indústrias de alimentos; energias renováveis; bioprocessos.

Penso que com os nossos currículos de Engenharia Química atuais, com um pequeno esforço podemos criar tais ênfases, pois muitas disciplinas que seriam obrigatórias para uma ênfase, poderiam ser optativas para outras ênfases.

Para quem ainda não conheça, talvez seja de interesse a leitura do documento: The National Academies’ report “Beyond the Molecular Frontier: Challenges for Chemistry and Chemical Engineering”

Um resumo está disponível em:

http://dels.nas.edu/dels/rpt_briefs/molecular_frontier_final.pdf

ou o documenteo completo em:

http://www.nap.edu/catalog.php?record_id=10633

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Engenharia: aplicativos livres e gratuitos

Aplicativos livres e gratuitos, podem ser istalados em qualquer computador, sem problemas de licenças (importante para o uso industrial, no qual não é permitido o uso de softwares "piratas"):

ESCRITÓRIO:
  • Openoffice: suíte completa de escritório, ao estilo do Office da Microsoft (aplicativos equivalentes ao Word, Excel e Powerpoint): Openoffice
  • Gimp: manipulação de imagens, ao estilo do Adobe Photoshop
  • Dia: confecção de figuras e fluxogramas de engenharia

CIENTÍFICOS:
OUTROS:
  • Firefox: navegador web, muito melhor e mais seguro do que o Explorer do (r)Window



sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Myth and modern science: some insights

It is commonly said that philosophy, as the rational thought
advent, replaced the myth on ancient Greek society. As the modern
science (physics, chemistry, math etc) has emerged from philosophy or
at least very close to it, one could expect that we do not have
mythology anymore in our explanation of nature, human being behavior
and so on. But, a close look to our way of thinking in the
construction of theories that will support science and of course
technology developments reveals that myth actually has not gone: we
just banished the old gods and have proposed new ones, according to
our modern way of thinking. Examples mainly from the physics and
chemistry theories used nowadays will be presented to support the
thesis.

See this pdf presentation for further details!

Universos paralelos?

Há outros universos paralelos ao nosso?
Veja este interessante filme produzido pela BBC (com legendas em Português), acerca deste interessante assunto, objeto de investigação da Física atual:

You tube



Google vídeo