Petróleo e Petroquímica

Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Engenharia Química: reflexões livres

FUNDAMENTOS X APLICAÇÃO:
Temos carência nos cursos de Engenharia Química (EQ) do aspecto técnico/prático (dimensionamento de demister, vasos de pressão etc etc); mas isto qualquer pessoa que passou por um curso de engenharia e usando um livro adequado de "receitas", pode fazê-lo; aliás, nem é necessário ser engenheiro para isto, apenas ter sido bem treinado.

PRESENTE X FUTURO:
A engenharia se faz de presente e futuro; se deixarmos de olhar para o futuro, corremos o risco de morrer enquanto profissão, principalmente num mundo de mudanças profundas; se a EQ não tivesse se adaptado aos novos conhecimentos ao longo do séc. XX, estaríamos ainda na química industrial, com seus altos e baixos; não estou aqui relegando a química industrial a um “status” inferior; mas seu escopo é nitidamente menor que o da EQ hoje; então, lembrando Darwin (e contra o criacionismo!!), se não nos adaptarmos, corremos o risco de nos tornarmos uma espécie cujo ambiente já não nos é adequado e aí sucumbirmos.

GRADUAÇÃO X PÓS-GRADUAÇÃO “STRICTU-SENSU”
A separação dicotômica entre graduação (velha, atrasada, conservadora, ainda com ênfase em operações unitárias etc) e pós-graduação (inovadora, pesquisadora, foco em novos processos etc) parece que só existe no Brasil, ou é mais acentuada aqui... com isto alimentamos nossas indústrias com engenheiros graduados pensando "à moda antiga" e depois queremos "vender" a eles projetos de
pesquisa da pós-graduação "concernentes aos novos tempos"; claro que haverá dificuldades!

NEOLOGISMOS X CONSERVADORISMO
Sou contrário ao uso de neologismos desnecessários na EQ (osmose “reversa” ao invés de osmose inversa, por exemplo); entretanto, a língua é dinâmica e deve se modificar, quando necessário, para acomodar os novos desenvolvimentos; parece-me que o termo BIOTECNOLOGIA se tornou muito amplo, tal como ENGENHARIA, e já necessita de qualificadores mais específicos.

EPÍLOGO:
Prática na EQ sim, sem esquecer fundamentos e os novos horizontes, hoje cada vez mais necessários, num mundo em constante transformação.

Nenhum comentário: