Petróleo e Petroquímica

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Vendo, salvando e convertendo vídeos do formato flash

Hoje a informação relevante para usar numa sala de aula pode estar disponível na internet em vários formatos, tais como textos, imagens, vídeos etc. Não tenho conhecimento de algum material produzido pela UFU no sentido de auxiliar seus docentes a aproveitar os novos conteúdos disponíveis, valiosos no ensino-aprendizagem em vários momentos. Quem sabe o pessoal do NUPRO não poderia fazer um tutorial acerca destes assuntos?!?

Enquanto isto não acontece, seguem algumas dicas! Outros poderiam contribuir e as informações aqui reunidas poderiam então ser disponibilizadas de modo mais completo.

--------------------------------------

Para os interessados em literatura, filosofia, história etc, enfim, em cultura em geral, a Academia Brasileira de Letras disponibiliza no seu portal palestras (na forma de vídeo) muito interessantes. Entre em:

http://www.academia.org.br/

e depois vá em: Memória da ABL > Multimídia

Alguns destaques:
# 2º Ciclo 2008: "A Literatura de Machado de Assis"
# Ciclo de Palestras "Vida Vício Virtude"
(em especial a palestra de Francis Wolff - "A Justiça", é um exemplo de como falar sobre temas profundos, ligados ao nosso cotidiano, de forma leve, abrangente, sem academicistite, eruditite ou pedantismo).

Para quem quiser "baixar" os vídeos no computador, use o navegador Firefox (http://br.mozdev.org/) e depois instale a extensão para ele "Downloadhelper" (http://www.downloadhelper.net/install.php). Depois de instalar, ao clicar sobre o vídeo para carregar, 3 bolinhas ficarão girando logo na frente do endereço web (sinal que o Downloadhelper detectou que um arquivo de mídia está disponível para ser baixado); clique na seta ao lado das 3 bolinhas girantes e salve o vídeo (no formato flash ou *.flv). Isto funciona em Windows e Linux, de igual forma.

O mesmo procedimento serve para baixar vídeos do YouTube e usar depois em sala de aula, sem conexão à internet.

Caso queira converter o vídeo em flash para AVI, MPEG etc (para gravar num DVD e ver no aparelho de DVD player que lê nestes formatos - a maioria dos aparelhos hoje reconhecem estes formatos), há vários aplicativos para fazer isto. Um deles é o (para Win):
http://freez-flv2avi-mpg-wmv-converter.pt.malavida.com/d3682-download-gratis-windows

Outra opção ainda é extrair apenas o áudio das palestras e salvar no formato mp3 para ouvir no mp3 player, celular etc enquanto caminha, executa tarefas mecânicas etc
http://www.dvdvideosoft.com/download/FreeVideoToMp3Converter.exe
http://www.dvdvideosoft.com/guides/dvd/extract-audio-from-video-to-mp3.htm

Para quem usa Linux, o ffmpeg é o melhor conversor de mídias que conheço. Para quem não gosta de usá-lo na linha de comando, há as interfaces "soundkonverter" e "multimedia converter", dentre outras.

Nenhum comentário: